top of page

Edifício Brascam Office - R. Joaquim Floriano, 466 - cj 1103 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04534-002

  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn

Psiquiatria Nutricional

Psiquiatria nutricional é uma área nova da psiquiatra que está em franca expansão, explora as modificações que intervenções nutricionais causam na saúde mental. Hormônios, neurotransmissores, imunidade e a microbiota intestinal são diretamente afetados pela composição da nossa dieta.

 

A estrutura e função do cérebro dependem da disponibilidade de nutrientes adequados. Portanto, a ingestão de alimentos de qualidade tem impacto na função cerebral, o que torna a dieta um potencial aliado no tratamento de transtornos mentais e performance cognitiva.

Microbiota intestinal

Microbiota é a comunidade de microrganismos que habita nosso trato gastrointestinal (TGI). Em torno de 100 trilhões de microrganismos habitam nosso TGI, em sua maioria bactérias, mas também vírus, protozoários e fungos.

A microbiota é um órgão metabólico e endócrino. Regula funções do organismo, produz neurotransmissores (dopamina, serotonina e GABA) e calibra o sistema imunológico.

Uma microbiota saudável é sinônimo de diversidade de microrganismos.

Além de todo o papel descrito da microbiota, existe uma comunicação bidirecional com o cérebro.

A microbiota influencia o cérebro, e vice-versa, isso acontece através de maneiras diretas e indiretas.

A baixa qualidade nutricional e concentração elevada de energia são pontos relevantes no surgimento de doenças não comunicáveis e transtornos mentais diversos.

Alimentos ultraprocessados promovem desequilíbrio da flora intestinal e consequente inflamação através do crescimento de bactérias pró inflamatórias.

 

Existem diversas formas de manter uma alimentação saudável, e que não necessariamente resultam em sacrifícios ou dietas restritivas, cortes e mudanças radicais de padrões, que geralmente não são sustentados por longos períodos.

 

Ao contrário, na psiquiatria nutricional, busca-se a educação alimentar, escolhas racionais e consistência na forma de comer no longo prazo.

 

Sem saúde mental não existe saúde física, o oposto também é verdade. Para termos uma boa qualidade de vida não devemos abdicar de nenhum tipo de saúde.

bottom of page